Filho de pai analfabeto e o primeiro da família a ter feito um curso superior, Jayse sempre estudou em escolas públicas. Formado em Educação Artística, possui pós-graduação em Psicopedagogia. Atua há mais de 13 anos como professor e tem experiência em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA onde vem dedicando-se a aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a Fotografia e o Cinema.
Com o seu projeto chamado Eu sou uma obra de arte: ETNIAS DO MUNDO que visa resgatar a autoestima e a autovalorização étnico-racial dos educandos foi vencedor em 2014 do 8º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC e seus parceiros, na categoria Ensino Médio e em 2017 mais uma vez, agora na categoria Inovação Pedagógica. Também consta em seu currículo os prêmios da Revista Select, Prêmio do Detran PE, Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e o Prêmio Darcy Ribeiro instituído pela Câmara dos Deputados.
Atualmente, dá aulas na cidade de Itambé em Pernambuco na rede Estadual e em Pedras de Fogo na Paraíba pela rede Municipal. Participou de diversas palestras pelo Brasil inteiro, bem como foi matéria de destaque para diversos sites, revistas, jornais e programas de TV como Encontro com Fátima Bernardes na Globo. Em 2019 foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global TeacherPrize – considerado o Nobel da Educação!